domingo, maio 14, 2006

XC#1 GORREANA



Meus amigos... graças ao magnífico trabalho desenvolvido pelo sobike e a sua equipa, da qual saliento o Ricardo Dias (ele é que arranjou este software), é possível fazer uma análise da prova como até aqui não tinhamos feito. Divirtam-se com a análise dos tempos volta a volta de cada um... e também com as classificações por escalão!

14 comentários:

survivor disse...

Bem, nem sei como começar o comment, muito menos terminá-lo!
Posso apenas dizer ke todos estão de parabéns e que eu estou cheio de pena por não ter participado, e com inveja de todos vós por não ter estado a competir convosco, à conta do "xazinho preto" para dar power...
Para terminar penso ke o melhor mesmo, é dizer que tudo farei para estar presente na próxima...Áh! E já agora os parabens para o autor do software, ke torna fácil toda a leitura da prova...Isto está a ficar bué d'pró...Um abraço!!

jormed disse...

Esta tabela com os tempos por volta é simplesmente fenomenal. Dá para analisar 1001 coisas...
O "forcing" final do Viveiros valeu-lhe o 2.º à geral por troca com o André. O Rui Dias rebentou na ultima volta e foi ultrapassado pelo Ricardo que foi mais constante. O Rui Costa rebentou nas 2 ultimas...!
Na segunda volta paguei o esforço (talvez exagerado) da primeira. Na terceira volta dei uma grande queda felizmente sem consequências de maior e estive um pouco à deriva nas 2 voltas seguintes. Depois recuperei o ritmo no final...

Outro pormenor que não pode passar despercebido e que se prende com a gestão do esforço numa prova. O Viveiros e eu próprio fomos os únicos a conseguir baixar os tempos de forma significativa na última volta. O Viveiros inclusive faz o seu melhor registo na ultima volta... para mim isso é um dado MUITO importante e denota a maior ou menor condição fisica do atleta.

Mais uma vez os meus parabéns ao sobike e ao Ricardo Dias por esta dádiva... lol. Isto apesar de já ter levado nas orelhas ( e com muita razão) do sobike porque divulguei resultados antes das pautas terem sido devidamente validadas pelo Director de Prova... aqui ficam as minhas desculpas à Direcção de prova!
Ainda por cima sabendo como o Sr. Luís é rigoroso e cuidadoso nestas situações. Um dos erros nessa pauta que forneci à RTP era o Rui Soares na frente do Viveiros porque havia sido introduzida uma sétima volta ao Rui, quando ele só fez 6.

jormed disse...

Falando exclusivamente na condição de atleta a prova não teve falhas nenhumas... esteve perfeita em termos organizativos.

O circuito estava um espectáculo e a prova correu da melhor forma possível, excepto talvez a queda do Clife que teve algumas consequências físicas embora sem gravidade felizmente.

Houve também alguns contactos com o chá que levaram ao estrago de algum equipamento (calções rasgados), o que levou o Melo a perguntar a dada altura se havia cães de fila à solta por ali... lol...

melo disse...

A prova foi um sucesso. Acho que não há ninguem que pense o contrário. O Sr. Luís está de parabens pela prova que organizou. O traçado era muito bom sem dúvida o primeiro XC próximo da realidade mundial. Espero que a próxima prova seja ainda melhor e melhor para mim poderia ser, subidas menos longas e mais técnicas e descidas com menos "estradão" e mais inclinadas em single track sinuoso com alguma pedra no chão.
lolol... desculpem lá mas era a minha prova de xc ..."perfeita".
já agora devo aqui referir que gostei imenso de ver o pessoal do xc em acção, sim senhor, parabens a todos.

rmadruga disse...

Parabens á organização o circuito estava mesmo espectacular, assim vale apena .Sobre isso acha que ninguem pode ir ao contrario.Claro que se pode sempre melhorar e fazer sempre circuitos diferentes e assim poder agradar a quem gosta mais de rolar e menos de descer ou de subir, mas se for sempre com este nivel o futuro será garantido e acredito que daqui para a frente irá aparecer mais ppl nas provas, é aí que tem de ser feito um forcing para tudo isto ser um sucesso, as provas já estão dadas pela organização

jormed disse...

Olha Filipe. Agora não percebi honestamente.
Como é que dispensas as verificações técnicas? Não tens de dizer à organização que estás presente? Não tens de colocar os números na bike? Como é que é? Não queres chamar a esse acto verificações técnicas, tudo bem... mas são coisas que têm de ser feitas não concordas?
Se assim não for qualquer um chega ali e coloca-se nas zona de partida e toca a andar.
Mais... se reparares são feitas 2 corridas. As verificações (para os que vão entrar nas 2 corridas) têm de ser antes da primeira corrida porque senão era uma confusão, não achas?
Mais... os treinos oficiais são no dia antes da prova. O circuito está perfeitamente demarcado para isso mesmo. No dia da prova, se vão todos para o circuito depois é uma confusão para juntar toda a gente...

Os regulamentos EXISTEM para serem lidos. Nos últimos anos temo-nos queixado da falta de rigor com que são feitas as provas (do inatel). Nestas é ao contrário...
São os pequenos detalhes que separam uma organização medíocre de uma boa organização. Não queiras dar cabo dos bons detalhes por favor!

Agora isto é um pouco para todos nós... temos andado mal habituados nesta questão das provas.
Este ano é um ano de aprendizagem para todos. Não só para a organização, mas também para nós atletas.
E também um ano de habituação a regras a sério!

jormed disse...

Eu acho que os horários estão bem como estão, senão vejam...
As verificações começam às 9h00 e terminam às 11h00. O pessoal da segunda corrida não tem de chegar às 9h00. 10h30 é mais que suficiente. Das 10h30 às 11h30 estamos ali a montar tudo, a verificar as ultimas coisas nas calmas, sem stress e a conviver entre todos, que é o que mais gosto de fazer, para além da corrida em si. Entre as 11h30 e as 12h00 petisca-se qualquer coisa, depois vem o equipar, e começar a fazer o aquecimento e começar a fazer a pré-grelha. No meio disto tudo ainda temos oportunidade de ver como corre a primeira corrida...
Honestamente... o que é que é preciso mudar? Tem de se arranjar mais recursos humanos, complicar mais as coisas por causa de ganhar alguns minutos?? Eu naquele dia não tenho mais nada para fazer... é dia de prova e pronto!

Afinal queremos levar isto a sério ou não? Ou queremos fazer do dia de prova um dia em que acordamos, e quando nos lembramos vamos fazer uma corridita para variar, para fugir à rotina?
É a minha opinião...

Ludovic disse...

A Gorreana - taça #1 pareceu-me q foi melhor ainda q o pretendido, num modo geral. Em termos de organização, dou 19 em 20, pq pode-se sempre fazer mais e melhor(mas tava mesmo excelente). Só à organização é q cabe tirar as devidas conclusoes e verificarem se alguma coisa correu mal, e o q foi, ou o q se pode fazer mais ainda... à primeira vista, têm de arranjar uma rolha para o jormed... lol, esta deu-me gozo escrever esta...eheheh jorge, tou a brincar ctg!

Circuito: sim senhor! O q se apresentava dificil, afinal foi doce. A melhorar, se calhar lembraria-me de uma ou outra raiz no trilho do chá a descer, mas tb n podiamos cortar o chá, por isso, estava mesmo impecável.

A descida ao contrário do prof. Melo, axei-a deveras espectacular. Ao contrário q mtos pensam, eu gosto de descer, e rápido. Não gosto é de cair, obvio.

O Drop: Deveras alucinante. Quando lá entrava apenas tinha a noção do inicio, e depois apercebia-me q já estava lá em baixo. Mta adrenalina, mesmo... Para quem até à vespera tinha medo, fiquei a adorar o drop. As imagens do Clife a capotar lá, mostram como perigoso era, era travar lá. "Não travar, ou travar pouco, aconselha-se".

A prova, salientar:
- Jormed: mtos furos acima de todos. Pode-se considerar um atleta completo. Sobe, desce e resiste. Fruto de um mto bom trabalho de casa. É o alvo a abater de todos no momento.

- Viveiros: Grande ciclista com C grande. Fez uma prova de trás para a frente. Nunca se deu por vencido. Tentou "puxar" pelos colegas de equipa na subida. Mostrou mto FairPlay - na descida da primeira volta salvou o NeoWex da Ribanceira. Se n fosse ele, o Neo teria ficado com a bicicleta em cima durante a mto tempo da prova, e depois teve de correr contra o prejuizo. Falta-lhe descer mais um pouco.

- André Arruda: Voltou a mostrar q podemos contar com ele no futuro. Um poço de força, perdeu o 2º lugar da "geral" apenas por pouca experiencia, em comparação com o gigante Viveiros. O primeiro lugar dos sub-23 foi-lhe bem atribuido. Foi o mais regular desta classe, e se havia duvidas de inicio do seu comportamento em presença de concorrência, estas foram claramente esclarecidas... Já sabes q para o ano vens para o NS ;).

- Rui Costa: Boa presença, deu-nos o prazer de correr com alguém novo no nosso pelotao, o qual n conheciamos o seu andamento. É bom e revitalizante para todos. Viu-se q sobe bem, mas a dureza das descidas, e do piso enlameado falaram mais alto. Quando estive ao pé dele verifiquei q para além da avaria na bicicleta, estava também todo roto (aquele chá n perdoa saidas nas zonas mais técnicas).

- Ricardo Silva: Fez uma prova dentro do esperado. Uma primeira volta muito boa, e depois controlar dentro do possivel. Ganhar tempo na descida pareceu-me ser a estratégia. Apesar de concordar q a prova só termina na meta, n axei uma boa atitude, para um colega de equipa, a ultrapassagem a menos de 100m, numa zona onde tb me poderia ter posto a andar com a bicileta de forma a ocupar todo o trilho, e n o fiz. Ainda me perguntou o q me tinha acontecido. Resposta esta em q sinceramente respondi q tinha passado mal e com caimbras na ultima volta. Pareceu-me q n devia ter dito nada, e ter-me posto no meio do caminho, visto até ter sido estas as indicações dadas para ultrapassagem nas zonas técnicas por parte do sobike. Se fosse o NeoWex axo q tinha compreendido a atitude de ultrapassar à força toda. Paciência, melhores dias virão. Não levo a mal, mas n caiu bem.

- Rui Dias: Andei com todo o ppl, menos com o Jorge(apenas qdo me dobrou). Prova a correr dentro das expectativas, apesar de decair de andamento volta após volta, ganhava 1 mint por volta aos outros 2 elites, tempo este confirmado com as zonas de cruzamento do circuito. Na última volta o estomago foi às pernas e vi os musculos a torcerem-se. Alguns viram-me a passar por maus momentos. Nem me consegui mexer qdo o Rui Costa passou por mim e me pediu água. Após alguns minutos parados retomei a marcha, mas em determinada altura, tive mesmo q andar a pé. Fiz se calhar metade da subida a pé. Quando cheguei lá baixo, já após ter feito o drop, ter sido ultrapassado, foi mau. Fez-me recordar uma taça de S.Miguel, em q furei no inicio da ultima volta, fiz a prova toda com a roda furada, a perder mt tempo, e mesmo em cima da meta, um colega meu de equipa na altura, tb homenageou-me com a ultrapassagem. Há ppl com pouca sorte.

- Rui Madruga: Infelizmente n posso dizer mto, pq andamos sempre por terrenos diferentes. Mas a mta regularidade, e determinação com q o vi preparar a esta prova, e o 3º lugar de veteranos alcançado, mostra q temos leão a trabalhar forte por um lugar cimeiro.

- Clife Botelho: Para quem n fez a "Taça de pré-Época", esteve mto bem. Vai ter mto trabalho nos sub-23 este ano. A tarefa n se avizinha nada fácil. Tiveste bem nas imagens para a RTP. É daquelas imagens q as pessoas q n percebem nada de BTT e ciclismo gostam. Axo q assim teremos esperança de aumentar as audiências para as próximas provas da taça. Brincadeiras à parte, melhoras Clife.

- Luis Melo: Axo q se investisse de futuro numa bike de estrada e começasse a treinar, poderia ser mais um veterano a andar bem, n é q ande mal, mas poderia subir mais. Também o acompanhei poucos metros. Presenciou os meus primeiros momentos de fraqueza. Verifiquei q ia na "avozinha" na subida, mas aposto q a descer deve ter curtido mto, para desforrar-se do sofrimento anterior. Espero continuar a ver o sr. prof. (como alguns q lá estavam, chamavam-no) nas provas de XC.

- Francisco Betencourt: Foi como o Luis Melo. Se calhar ficou mais tempo parado na zona de abastecimento, mas foi mais uma daquelas provas engraçadas de se ver. Mais um q se quisesse poderia entrar nas lutas por lugares mais acima, com mais algum treino.

- Milton Resendes: Presença mto animada do Milton. Alures numa volta ouvi alguém a chamar por mim. "Espera por mim", ou qq coisa assim parecida... só q eu ia na subida para o trilho antigo, e o jove do DH, vinha na descida do chá.
Continua a aparecer nas provas de XC.

- Filipe Sousa: Era aquela incógnita, q mtos n saberiam se seria desta q faria uma graçola. O circuito era propicio a andar de pernas para o ar, e este senhor conseguiu esta proeza logo na primeira volta, n fosse a preciosa ajuda do viveiros, e a prova teria terminado logo na 1ª volta, para ele. De Nós, elites, és o q tens caracteristicas mais diferentes. És o mais leve, e o mais novo. Tens poder de explosao na subida. Ainda n percebi as tuas partidas de prova, pq nunca mais te vejo nas provas, a n ser depois nas dobragens, ou com a bikla pela mao, ou sentado com dores. Algo vai mal no reino do Neo.
Melhoras para as cirurgias.

Os "putos":

- António Lourenço: Ponhem-se a pau, q o puto já tem experiência destas coisas de corridas. Desce como um DH, e é leve como uma pena. Prova excelente. Dominou da 1ª à ultima volta. Gostei de ver a sua prova... mto rápido no drop, q nem o consegui filmar como deve de ser.

- Amadeu Teves: É um "lian". N tem a experiencia do Lourenço, e possui uma btt q deve ter perto de 20 kg. Tb tem potencial para fazer mto. Falta ainda treinar como deve de ser e melhorar a BTT. Fez uma prova objectiva.


Os restantes elementos em prova, n assisti como deve de ser às suas provas. De salientar a desistência do Pedro Branco, q me deu mta pena n ver uns filmes daquela Genius a descer o drop. Penso q o Pedro Branco pode fazer mto mais. Tb foi engraçado ver o Carlos Silva correr na promoção.
A questão levantada pelo neowex das horas da realização da prova, penso q quase todos saberiamos q era para estar lá antes das 11.00 para assinarmos a folha de presenças, pq a primeira prova realizar-se-ia às 11.00. Não vejo problema. Como sabemos de antemao q a nossa prova é às 13.00, só temos de levar comida para nos irmos alimentando (q foi o q me esqueci(trol)), e ir assistir e apoiar a prova dos mais novos, pq eles é q darao continuidade a isto.

Bem, é a minha opiniao, q já se faz tarde para dormir.
Abraço. Hasta ppl!

Ludovic disse...

Sendo o meu colega de equipa, teria ficado bastante feliz de ter chegado ao fim com o mesmo tempo, e tê-lo ajudado a terminar.

survivor disse...

"...Ninguem pode esconder que não sabe qual a minha "forma de estar" no Desporto (e até na vida)...sou autoritário...sou polémico...sou muitas vezes uma besta..."
POis é sóBIKE, neste pequeno excerto do teu comennt, não resisti em comentar...Por isso aki vai:
A nossa forma des estar na vida, no desporto ou até nas nuvens, tem a ver com a nossa personalidade. E, só pessoas de personalidade forte e vincada, podem dizer e assumir, que são: autoritários, polémicos e umas bestas. Mas, se assim não fosse, não havia lugar para os "outros" comodistas, certinhos e sedentários...
Assim, com todos os adjectivos ke te possam ser atribuídos, tens um ke te assenta perfeitamente...és teimoso! E, este, é o ke faz com ke se façam muitas coisas em prol, (neste caso) do btt...Permite-me dizer...continua ser teimos, assumindo a tua forma de estar na vida, como um exemplo para os teus descendentes e para os "outros"...Abraços!!

Ludovic disse...

Só para q n se fique com ideias no ar de mal entendidos, já conversamos sobre a prova #1 (eu e o Ricardo).
... após mtas elações, e obvio q cada um tem as suas opiniões, ou n fossemos os dois atletas de competição q gostamos de ganhar, concluimos q o alvo a abater n está no NS... está no NC... é o Jormed!!!

survivor disse...

Hi!hi!hi! Quanto não vale ter um agente infiltrado, mesmo longe, para dar essas informações ultra-secretas...
Jormed, põe-te a pau ke estás na mira!!

jormed disse...

Não me quero meter nas questões internas do NS (lol), mas ficou bem o que escreveste no comment anterior... no fundo o mais importante são as amizades!

Agora, e porque já me picaste nestes comments, vou tirar a rolha... loool

- E começo pela rolha! A tua sugestão (de me colocar uma...), não deixa de ser curiosa, pois vem do gajo (tu) que bateu o recorde no Biklas do comment mais longo até hoje... loool. Brincadeiras à parte, confesso que concordo contigo quanto ao que disseste. Neste momento, dada a minha envolvência nas questões organizativas, é-me difícil separar as águas. Ora estou do lado organizativo, ora estou como atleta.
Por vezes as coisas fundem-se e deu no que deu. Mas tal como tu e o Ricardo, já esclareci tudo com o Neowex...

- Sobre o Alvo a abater... Nas provas de Estrada esse alvo vai estar mesmo ali ao alcance e tenho a certeza que não vou ser eu. Apesar de considerar que estou num bom momento, continuo a apostar mais no Amaral e no Viveiros.
Em XC... ou tratam de começar a subir de rendimento ou o alvo sai mesmo da vossa mira... loool. Na Gorreana não houve a questão de não passar dos 90% da pulsação... foi sempre na chapa e pela forma como me senti na última volta, sinto que não dei tudo... mas isso são só pressentimentos...

Agora... uma prova não são provas. Os circuitos vão variar muito... Gosto mesmo muito da Gorreana.

E podem sempre aparecer nomes de fora para baralhar tudo...

jormed disse...

LOOL...
Só vi o teu comment depois de lançar o meu Survivor. Sinto-me lisonjeado por estar na mira de alguém.
Para mim estar na mira de alguém ou ter alguém na mira funciona como incentivo!
Apesar da malta de cá andar a dizer que estou a andar muito e blá, blá, sei que ainda pode não ser suficiente para estar ao nível de quem realmente anda bem, e não preciso dizer nomes.. lool
Abraço!