segunda-feira, dezembro 19, 2005

Ciclo Turismo ou Competição? Eis a Questão!!

Em geral, tudo começa tal qual como o antigo slogan: - Papá, dás-me a bicicleta ou não? Então, bicicleta no Natal e lá vamos nós a pedalar com as tais rodinhas traseiras, coração disparado, vento na cara.
Tempo vai, tempo vem, medo para trás e já começamos a fazer manobras ousadas, passeios mais longe de casa, a descobrir que aquela bike maravilhosa, de baixo custo, é só ponto de partida para novos sonhos e desejos.
Passamos a conhecer outros ciclistas com a mesma predilecção que, em todos momentos livres, montam na “rodinhas” saem por aí, desbravando ruas, avenidas, trilhos, tapumes, ribanceiras ou o que vier pela frente. E, geralmente, devido a esses grupos acabamos por nos enfeitiçarmos de vez pelo ciclismo.
Passamos, em grupo, a participar em passeios pela nossa cidade; às vezes, atrevemo-nos a viagens mais longas, por estradas, caminhos ou trilhos. Nesta etapa, não há mais retorno: é domingos, feriados, em diversos dias da semana, durante a noite, o desejo de pedalar, principalmente com os camaradas, torna-se rotina sagrada. Aos poucos tudo vai ficando em segundo plano: pedalar é preciso, o resto resolve-se depois.
Decorridos uns meses e pronto: alguém avisa que temos uma competição pela frente, tanto faz se de Estrada ou BTT, a vontade de participar numa está presente. E há provas para todos os tipos de bicicleta e gostos, de nomes variados, alguns até estranhos, e basta participar numa para conhecer um mundo de pessoas encantadas como nós pelo ciclismo. Este desporto leva-nos a curtir a vida sobre duas rodas, quando se é ciclista de coração.
E, quando vamos em grupo como tive o prazer de fazer há 2 anos numa viagem de Ciclo Turismo pelo Gerês e Norte de Espanha? Cerca de 350 Kms, feitos em 5 dias… Só me apetece dizer: que espectáculo! Com ou sem competição!!
Aprendi a pedalar desde muito novo, mas somente há 3 anos e meio levo o ciclismo mais a sério…
Na verdade, quanto ao título deste artigo eu pergunto: Ciclo Turismo ou Competição? Confesso-me alucinado pelos dois. Neles fiz tantos e tantos amigos… Agora, opinem:
Ciclo Turismo ou Competição? Porque eu não me vejo em condições de responder com firmeza.
Participem! Dêem a vossa opinião, mas façam os dois. É muito bom!!!
Abraços!!

4 comentários:

Ludovic disse...

Devo confessar q sou um apaixonado pela competição, seja ela BTT, ou estrada. Mas a verdade é q a competição nunca viveu sózinha, pelo menos para mim. Comecei foi no cicloturismo, e espero poder morrer nele, pois é sinal q vivi mtos e longos anos c/ saude suficiente para poder erguer-me na "minha montada" e tomar um cafézito após fazer uns bons kilometros, c/ o ppl. O treino acompanhado c/ o ppl, amigos, etc é cicloturismo. Vamos todos naquele convivio, na palhaçada uns com os outros. A competição por outro lado tem aquela magia, de poderes levar qq coisa para casa no final, qdo se ganha qq coisa. O q n quero dizer q no cicloturismo n se leve algo. Pelo contrário. Fazem-se amigos! No geral axo q uma modalidade acaba sempre por implicar a outra, de uma ou outra forma. São coisas mto parecidas, mas para quem apenas vive a competição, esta acaba por ser uma modalidade mto mais solitária.
Boas Pedaladas!!!

jormed disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
jormed disse...

Survivor. Antes de mais quero pedir desculpa, mas o post que lancei era suposto ser um simples comentário ao teu... mas entusiasmei-me!
Quero dar-te os meus parabéns por mais este excelente post, como já vem sendo hábito.
Sem dúvida que os teus posts são uma mais valia para este blog e têm-no dinamizado de uma forma excelente. Continua assim que a malta agradece!
Um abraço!

jocardoso disse...

Dentro da competição quando se vive o que já vivi (principalmente na estrada), fica-se viciado não só na corrida em si, mas também, no convivio antes e depois de cada etape, na troca de conhecimentos, etc.
Quando comecei a correr o meu objectivo era andar no pelotão o maior tempo possivel, o que nem sempre foi possivel, depois com o tempo isso já não era problema, e já pertencia aos lideres da prova e claro sentia orgulho em saber que podia atacar e reponder sem aquele receio de descolar da frente.
Quando no fim de cada etape começamos a fazer contas, saber quem atacar ou quem podemos deixar fugir etc, tudo isto é viciante e dos melhores momentos da minha vida.
Contudo o que importa é andar de bicicleta e participarmos nas iniciativas uns dos outros.
Abraços para ciclistas e cicloturistas.