segunda-feira, dezembro 19, 2005

Fico-me pelas duas vertentes!

Cicloturismo ou competição...?
Huummm...!!??!!?
As duas coisas metem bicicletas não é??
Então fico-me pelas duas... hehehehe!!!

Há 5 anos estava eu descansado a tentar trabalhar quando aparece um colega meu a dizer:
- comprei uma bicleta, não queres ir dar uma volta no Domingo?
Havia um problema... eu não tinha bicicleta! Como era possível uma situação destas? Em pleno Séc. XX, na era das telecomunicações, do namoro virtual, e eu sem bike??
Tratei logo do assunto. Fui à garagem de meu cunhado tirar uma "coisa" ferrugenta pendurada no meio de uns sacos e umas cordas. Parecia um filme de terror, mas tinha duas rodas, 2 pedais, travões, volante e (imagine-se) mudanças...! É isso meus amigos, a coisa tinha mudanças...!
Após umas horitas, a coisa estava pronta para sair. No Domingo lá estava eu às 9:30 para sair com o grupo que esse meu colega havia arranjado. Eram cá uns cromos... Imagine-se que apareceu um outro colega com a namorada, os dois na mesma bicicleta!! Meu Deus, o que era aquilo?! Uma bicicleta para 2 pessoas? Inacreditável! A evolução tecnológica das bikes estava no seu auge. O passeio em si foi memorável, não porque fizemos uma grande distância, ou porque a "coisa" até não deu problemas, mas sim porque ganhei uma nova paixão: passear de bicicleta aos fins-de-semana!
Claro que na semana seguinte já estava com uma bike melhor: uma GT Avalanche... emprestada! Foi assim durante umas semanas até convencer o dono a vender-me a bike. Uma bike minha… UAU… e custou-me quase 500 mocas! Man… que balúrdio por um brinquedo de 2 rodas, ainda por cima sem motor.
Assim continuou durante quase 2 anos. Os Domingos de manhã eram sagrados, até que… Competição?!? Alguém falou em competição? Onde é? Tenho de experimentar...
Em Setembro de 2002 lá estava eu a estrear-me numa prova nas Sete-cidades. Máquinas do outro mundo. Pessoal com pedais de encaixe (o que era aquilo? um gajo não cai?).
Na semana anterior à prova abri uma excepção na minha rotina e andei 2 vezes a meio da semana para treinar… (mais um termo novo no meu vocabulário). Gostei muito da experiência. Nessa prova fui dobrado por alguns ilustres. O Pip... (perdão) Neowex dobrou-me nessa prova, imagine-se!!! Consegui um honroso 4.º lugar nos veteranos e 7.º à geral!
Passear só aos Domingos passou a não ser suficiente. Vai dai, comecei a andar também aos Sábados…
Os meses seguintes foram um pouco problemáticos. O interesse pela competição começou a sobrepor-se ao simples passear aos Domingos. O andamento começou a ser mais forte ao fim-de-semana e o grupo de “cromos” com quem andava desde o princípio começou a desmembrar-se um pouco por culpa minha. Dele apenas restou o T.M. que foi o único que se manteve no activo!
Chegámos a 2003. Foi ainda um ano de descoberta e em que comecei a pensar levar a competição mais a sério. Comecei a pensar que seria possível andar ocasionalmente durante a semana. Troquei a minha GT por outra GT, mas melhor... já tinha uma peça que dizia qualquer coisa do tipo… XT?!? Mas foi uma má semana para a troca. Apenas 2 dias após adquirir a bike havia uma outra prova nas Sete-Cidades onde estariam presentes uns ilustres atletas do Faial: João Cardoso (quem é este tipo, perguntei eu na altura?), Pedro Correia (conhecia) e mais 1 cadete. Tive muitos problemas durante a prova, pois o prato do meio estava gasto e a corrente não pegava. O Cardoso até testou uma corrente suplente que tinha consigo (isto antes da prova, mesmo sem ele me conhecer de lado nenhum) para ver se solucionava o problema, mas nada feito. Já nem me lembro se levei 1 ou 2 voltas do Cardoso, mas fiquei a pensar… O que era aquilo que passou por mim??? Foi naquele dia que vi o que era andar a sério numa bicicleta e fiquei apanhado. Decidi que era aquilo que queria fazer.

2004 e 2005 foram anos muito bons para mim. Fiz inúmeras amizades no mundo das bicicletas, progredi muito enquanto ciclista, consegui arranjar forma de conciliar as 2 vertentes: cicloturismo e competição. Tenho vários passeios que me ficaram na retina, do mesmo modo que tenho provas que não me esquecerei. Mencionei apenas duas delas, mas que me marcaram muito!
Desculpem lá, mas entusiasmei-me com o tema do Survivor e deu nisto: partilhar umas memórias com a malta...
Um abraço!

2 comentários:

survivor disse...

Eheheheh...Jormed, gostei quando te referiste ao Cardoso "...o que foi aquilo que passou por mim..."
Muito me honras com o teu entusiasmo no post/comment, e, de facto, tens toda a razão. Quando escrevemos sobre algo que gostamos, perdemos a noção do tempo e da dimansão do texto...gostei bastante. Aliás, como sempre, gosto dos teus post's ou comments...Abraços!!!

jormed disse...

Survivor... epá... não posso afirmar com toda a certeza que era o Cardoso a passar por mim. Sei que era um gajo de bicicleta porque não ouvi barulho de motor, a não ser que fosse um eléctrico!
Parecia-me ser uma Epic vermelha. Não deu para ver mais nada... lololol