sábado, julho 15, 2006

ainda a .......................LAGOA DO CARVÂO XC


Não é meu costume fazer comentários aqui no BIKLAS sobre o os atletas e sua prestação,após as provas,hoje abro um procedente,mas não volto a fazê-lo.
A,LAGOA DO CARVÂO,ou o "inferno",como lhe quiserem chamar,muita tinta já fez correr,e vai fazer correr ainda mais,pk, foi a meu ver um evento que está muito próximo da "perfeição" do que é o XC ou o OX ou o BTT ou o que lhe quiserem chamar,do seculo 21,nesta dou 9,9 em 10.
Ali reuniu-se "quase todas" as condições para um evento que se calhar até deixaria mal,algumas provas da Taça de Portugal ?,a unica "falta=falha" foi a extensão do circuito coisa que é possivel fazer no futuro sem ter até que andar em pisos "pouco recomendáveis = bagacina solta " para quem conhece a zona como eu,sabe que é possivel fazer ali algo de extraodinário,faz-se ali um circuito para ai uns 30 minutos por volta," para o Davide e o Jormed (4 / 5 voltas ) ",os outros terminam a prova com 1 ou 2 voltas !!!!!,e dou-vos já um exemplo,quando forem para lá "treinar" entrem pela mata a dentro,a mata antes das cancelas,antes do trilho aberto pelo "homem do sacho",e vão dar á Agua Nova,depois é só virar á direita pela mata antes de chegar lá baixo aos "comedouros das vacas ",e muitos de vós já lá estiverem comigo,lembram-se,AGUA NOVA,e dar a volta por cima,por uma mata e pasto, que vai acabar perto da LAGOA RASA,e descer para as cancelas,e não a subir como foi desta vez,garanto-vos que ai seria então não o inferno,mas o purgatório.
Mas eu começei este Post,pk não tenho mais nada para fazer,e com o firme propósito de " desancar " alguns de vós.
Se à coisa que me dá gozo,andar por aqui,no meio disto tudo (BTT),é vê-los esforçarem-se, é vê-los sofrer, pk o ciclismo na sua mais pura defenição, é isso,emoção,espetáculo, esforço, sofrimento,sem por nem tirar.
Mas agora vou começar a MINHA descrição dos presentes na Lagoa do Carvão.
DAVIDE MORAIS,já todos sabia-mos que o Davide veio cá com um só propósito e se o pensou fez-lo,e bem feito,deu um arranque=abanão no ppl,logo na 1ª volta para ver quem tava ali para " correr " e viu,e a partir dai decidiu não fazer muitos mais estragos,senão a coisa poderia ser muito mais complicada para voçês,na sua ultima volta (a sua 2ªmelhor volta da corrida),pk é rato de quinta,aperta,e diz,para todos nós,se quisesse ou se fosse preciso mais eu tinha mais para dar.
Não queriam as Tabelas pois elas aqui estão e até falam.
JORGE MEDEIROS,não somos cegos,eu não sou cego,o Jormed o (Dr.) é o melhor atleta que apareceu no BTT em S.Miguel nos três ultimos anos,e nunca se esqueçam de uma coisa,no ciclismo os atletas são temporais,sim,temporais,não se pode fazer comparações com pessoas que não lutam entre si na época ou épocas em questão,só temos recordações de no ano X fulano era assim ou fulano era assado,e se calhar batia o Jorge hoje,ou se calhar o Jorge dava-lhe umas ratadas,e assim na Lagoa do Carvão o Dr. provou uma vez mais que é o melhor atleta de BTT em S.Miguel no momento presente ,o relato que o Survivor faz das ultimas 2 voltas do Jorge é a prova,provada,do que é um atleta de ciclismo,mais não digo,se não ainda me chamam sado/masoquista,de qualquer forma o Jorge ainda tem muito para proguedir em muitos sentidos no BTT,e ele sabe disso,só que agora viciaram-se todos nas bicicletas de estrada.
ANDRÉ ARRUDA,"um" dos putos maravilha do BTT e do NC,eheheh,nesta época de 2006,o André é uma "pedra preciosa" ainda em bruto,se for "lapidada" com jeito e paciência por alguem,(onde estão os treinadores?),vai ser um caso muito sério,se havia duvidas,duvido que alguem as tinha,no dia 9 o André prometeu e cumpriu ia dar uma sova (tá filmado) em fulano e cicrano e deu mesmo,é um rapazote de palavra.
JOSÉ VIVEIROS,a época que o Zé tem feito,tem me surpreendido,pela positiva,o grandalhão da Estrada,tem vindo a demonstrar no BTT, que quer aprender,quer evoluir, e que tá a fazê-lo,só que lentamente,pk?,falta de tempo,falta de treino em cima da BTT,de certeza,coriscas bicicletas de estrada,quiçá para a próxima época vamos ter um Zé diferente,porque nesta já não dá,está limitado a ser o outsider do Jorge na Classe o que não é fácil diga-se já de passagem,mas tem vindo a perder "alguns" pontos à Geral,e isso não é bom não.
RUI COSTA,o "terceirense",não te ofendas Rui,és um rapazim porreiro,das duas vezes que cá veio,quem me dera viesses mais vezes,demonstrou-nos que se não sabia o que era a nossa realidade do XC,foi para casa fazer os trabalhos de casa e voltou diferente,tem garra,não desiste de lutar pelo contrário,só que tem quebras de ritmo em prova,e para o fim destas já anda aflito,precisa de mais horas de carga,e continuar a fazer os trabalhos de casa,pk se quiser,e quer não tenho duvidas,vai evoluir para caraças.
RUI DIAS,o Ludo, o barbinhas,é muito complicado falar deste homem,tem progredido técnicamente,isso é verdade,mas,não sei bem o que se passa naquela cabeçinha,mêdo?,de quê?,se cair doi ?,se arrebentar fica feio?,falta de persistência/regularidade em corrida não é, pk ele até foi regular q.b,é um caso que ando a tentar analisar,mas tá dificil.
FILIPE SOUSA,outro caso complicado,nem sei "ver" se o Filipe tá em crescendo,se está em velocidade de cruzeiro desde o inicio da época,uma coisa é certa,em tempos "já longinquos" o Filipe fazia-mos umas surpresas,e este ano ainda não nos deu este prazer.
RUI SOARES,o madruga só é pena ter "despertado" para o ciclismo (BTT de competição) só à pouco tempo,já que em cima da bicicleta já lá anda desde os tempos da conchincinha,o madruga é o mais regular de todos, e quando a prova tá acabando ele ainda vai no aquecimento,só que não desta vez,desta vez já ia em quebra,pelo menos pareceu-me,a adrenalina, de ter um novo adversário,fêz das suas,não era preciso madruga,tens lugar cativo no pódio.
PEDRO BRANCO,sr. professor desta vez o meu amigo exedeu-se,e a ultima volta,demonstrou-nos que é a capaz de fazer melhor,o que tá à espera?
RICARDO SILVA,sofrer doi né,mas faz parte do jogo ricardo,e quem aceita jogar,quem "quer mesmo jogar",não te vou dizer nada que já não saibas,e a Taça ainda não acabou,por isso recompôe-te "depressa",pk a MAIA já tá ai.
PAULO ANDRADE,não o conhecia nem de nome,foi nos indicado,bem ou mal,veio cá para dizer que gosta de BTT,que não estava à espera disto,não estava não,que quando voltar vai vir mais bem preparado/determinado,ai vai não tenham duvidas,pk por norma os "faialenses" levam tudo a sério, e não gostam mesmo nada de ficar mal na fotografia.
ROBERTO PONTE,o survivor,bom,se me alargo vou "levar nas orelhas",mas não o vou deixar passar em branco,não vou não,e ele que se dane se não gostar do que vou escrever,o Beto tem já quarentas e muitos,é obra,por isso está talhado para outro tipo de provas,não "deste tipo quase sprints",é duro meter-se com malta nova cheio de pica,o survivor é um survivor,por isso tá pronto para tudo,tudo tem que começar e acabar para ele,(como aquela do que o que sobe tem que descer),e ele vai começar e acabar tudo o que houver para fazer,tenha 18,9 que foi o que fizeste mais coisa menos coisa,ou tenha 100,ou tenha 1000,se se vai lá é para se fazer,por ultimo a " tua achega ao jormed ",não faz parte dos Regulamentos,faz parte da vida,faz parte de ti e dos survivor(s),que eu pensava que já não existiam,,vamos sim tomar uma "aguita" na tua terra adoptiva um dia,prometo.
LUIS MELO,o donhiller de "serviço" nos licenciados,o professor está para o BTT-XC,como o survivor,pk gosta,pk quer se devertir,quanto mais descer mais ele se sente à vontade,não é obrigado a mais,não é obrigado a nada,mais vai a todas,pk faz parte do seu estilo,só que desta vez aquilo " doeu mais do que o costume professor ",ou será pk a descida não era o sufeciente para compensar o esforço das subidas ?
CLIFE BOTELHO,este rapaz quer ser aviador,disto já eu não tenho duvidas,mas o que eu gostava,era do Clife de volta de bicicleta de BTT,pk está a demorar Clife,e tu és capaz,só que àguas passadas não fazem mover moinhos,volta homem de deus pk NÓS precisamos de ti.
ANTONIO LOURENÇO,pura e simplesmente tá fora da "sua corrida",vamos ter que (na próxima época) dar um jeito no B.I. do "loiro",senão,que vamos fazer com ele?
AMADEU TEVES,Sr.Messias primeiro o rapaz precisa urgentemente de uma bicicleta discreta,segundo ele MERECE,tá tudo dito.
CADETES,que grande confusão,não sei se é combinado ou não,só que já não arrisco mais prognósticos,tudo pode acontecer,os putos teem andado a divertir-se ai teem,até nos cascalheiro GRANDE andaram a escorregar numa porta de um frigorifico,gandas malucos.
PROMOÇÃO,é a promoção,mais caras novas desta feita,se é suposto esta Classe ser a transição para os licenciados,há que fazer por isso,já se está a fazer,alguns já deram o pulo para os Cadetes,vamos estar atentos,pode estar na calha mais.
XIÇA, hoje estiquei-me tou estoirado,fiz SAVE AS DRAFT,algumas dez vezes,começei isto já nem sei quando,este fim de semana é meu,vou fazer kms. de MOTO,vou-me "estampar" de certeza,mas faz parte do jogo e o jogo é para ser jogado até ao fim.
Pessoal, fiquem bem.

7 comentários:

melo disse...

Pela parte que me toca, nada a dizer, a análise do sóbike tá certissíma. Que a prova doeu lá isso doeu, tanto na descida como na subida, ainda esta semana tive a tirar "micro cascalhos" dos braços.Mas os objectivos nessa prova passavam um pouco por testar ao máximo o material novo bem como avaliar o tipo de desgaste físico que se tem em cima de uma bike daquelas numa prova de XC.

survivor disse...

Bom! Mesmo ke este post, tivesse 1o mil caracteres, eu iria lê-lo com a mesma atenção ke li este...

Porke acho de todos os post's ke
escreveste até hoje (em minha opinião)este é o mais coerente...

Porke fizeste uma análise aos atletas, pese embora, discordar no caso do Rui Dias...Mas como já disse, é só a minha opinião!

Porke conseguiste definir aki as características de todos os atletas ke participaram no "Inferno" do Carvão!

Porke és um homem com o sentido da responsabilidade...

Porke és um homem com um sentido familiar ke eu aprecio! Sim familiar! Pois, é a tua família ke te ajuda e, isso, é o reflexo de grande harmonia, entre vós... O melhor "staff" ke podemos ter são akeles em ke confiamos e/ou gostamos, ou seja, a nossa família e os nossos amigos!!

Porke já és um homem maduro, cheio de vontade de trabalhar e empregas todas as tuas energias naquilo em ke te metes. Só não aprecio, as tuas "ameaças/desabafos" kuando dizes: "...Estou farto! Vou deixar esta bodega toda! O meu lugar está à disposição! Não kero saber mais disso!..."
Mas, no fundo, compreendo-te...É dificil lidar com tantas dificuldades e burocracias! Mas, tens de entender ke existem outras pessoas ke trabalham contigo, gostam de ti e vivem num constante sobressalto!
Não leves a mal! É apenas, uma crítica construtiva! E, nunca eskeças ke todos reconhecemos o teu valor...

Kuanto a mim, disseste tudo! Para onde vou, no ke me meto, nas aventuras ke vivo, na minha vida pessoal e na minha conduta com os outros, vou sempre no máximo das minhas energias e nunca desisto!...Nunca!

Já conheci o caminho da Glória, o sabor da vitória, os dissabores da derrota e a tristeza da imcompreensão....Talvez por isso, eu, sou de facto, um SURVIVOR!!

E, caro amigo, fico á tua espera, da tua família e amigos, para a tal "aguita" no Peter...Abraço!

rmadruga disse...

Opiniões são opiniões, tem o valor que tem, cada um tem a sua, seja coincidente o decidente.Eu tb n fujo à regra e tenho as minhas,da organização e dos atletas.Do Clube organizador reconheço o grande trabalho, dedicação,sacrifício e capacidade na pessoa do Jorge Medeiros em ter levado pra frente todo este pessoal a concretizar esta realidade que é a Taça de S.Miguel de XC. Claro que todos gostariam de melhor começando pelo Jorge mas acho que o que temos foi o possível e isso já satisfaz e muito.Quanto ao sºLuís Carreiro é unânime a opinião da boa organização das circuitos em si e há que reconher o mérito.Mas tb sou da opinião que as suas atitudes impulsivas e muitas vezes intempestivas,desanima um pouco o pessoal, embora que de concreto até agora essas ameaças felizmente não se concretizassem.Dos atletas há que ter sempre uma elevada consideração,só quem é atleta é que sabe o tempo, o sacrifício dispendido à volta disto e sabe o que custa.E não duvido que cada um tem as suas motivações, desejos , ambições bem lá no fundo muitas vezes sem explicação que nos leva a andar nestas lutas.Isto tem de ser respeitado e conciderado por todos.

jormed disse...

Já agora Luis... o que podes acrescentar sobre o comportamento da Bike??

Survivor.. tu e o sobike e a "aguita" do Peter começam a fazer crescer a vontade de ir ao Faial para tomar de uma vez por todas essa aguita... faço-me convidado... é uma aguita muito boa!

Madruga... agradeço muito o que dizes sobre mim, mas a tua opinião peca por omissão de nomes. É verdade que uma competição como esta que está a decorrer já está pensada desde há muito. Já em 2004 o NC avançou sozinho como clube com equipa de ciclismo e até fomos ao nacional com 6 elementos. Mas também é verdade que os sonhos muitas vezes podem não passar disso mesmo se não tivermos possibilidade de os concretizar.
Em 2005 o sobike leva a efeito o Grande Prémio das Vindimas e a prova de BTT na Gorreana e ai fica claro (se dúvidas ainda houvessem) quem seria a pessoa capaz de concretizar o sonho de realizar as Taças de São Miguel. Depois disso "massacrei" o sobike com ideias...
Já há 2 ou 3 anos que o sobike me dizia que para se envolver no ciclismo só se fosse a sério e com atletas e clubes federados porque só assim a modalidade iria evoluir. Foram reunidas as condições para isso.
“...o grande trabalho, dedicação,sacrifício e capacidade...” para a concretização desta Taça, apesar de me poder orgulhar de ter o meu nome envolvido, também tem o nome do Sr. Luís.

Mas não termino sem me referir novamente ao sobike, mas agora noutra vertente. Já que ele faz uma análise dos atletas, porque não fazer do homem que está por detrás deste post?!?
Considero o sobike o homem dos 2 humores... este post que aqui é colocado hoje é do SOBIKE - O VERDADEIRO!!!!... o do comment colocado ainda esta semana a colocar a cadeira e não sei o que mais há disposição é do “outro” sobike... aquele que chamo o “AMEAÇA-MAN”.
Não é fácil lidar com o “ameaça-man”... prefiro mil vezes o “verdadeiro” sobike... aquele que é capaz de fazer um post como este que tive o prazer de ler e comentar!

Anónimo disse...

Já me ri pra caramba aqui hoje ao ler o post e os comments lol, tava precisar de rir (:

Não tenho muito acrescentar, já tudo foi dito...

só no que me toca, por acaso em pequenino até queria mesmo ser aviador lol... e pensando bem ainda não sou muito grande.

há aquela máxima Mens Sana In Corpore Sano...

algo nessa máxima falhou este ano em mim, e uma coisa afecta a outra... há situações ou problemas que deixam uma pessoa muito em baixo, mas o Clife está lutar pra voltar ;)

é certo que sou realista e nunca mais recupero o tempo perdido nesta época, mas já estou em condições de ao menos participar e dar assim meu contributo, e não acredito que o ciclismo depois deste ano deia um passo atrás, se nos mantivermos unidos haverá smp uma solução pra dar asas ao sonho, e sendo assim, no próximo ano espero tar de volta, tal como na época anterior... ou quem sabe melhor. É longo o caminho a percorrer, como se costuma dizer: depois ve-se.

Um muito obrigado pela força daqueles que ma têm dado e pelo companheirismo de todos os outros ;)

Parabéns ao Sóbike & Jormed...

& a todos nós (:

Um abraço pra todos (mas com jeitinho que ainda tou dolorido lol).

jormed disse...

Yo Clife.. ainda bem que me lembraste da bike.. estava a pensar realizar um leilão com ela.. tou a precisar de algum $$$.

Eu sei que estás a tentar recompor a tua vida depois de uma fase menos boa... mas é assim com todos. E apesar deste ano acho que levas isto a sério.. só assim se percebe que depois da queda feia na Gorreana ainda tivesses discernimento para ir cortar a meta... são estes gestos que ficam na memória para mair tarde recordar e não só!
São estes gestos que dão mais força a este projecto do qual todos fazemos parte.

Um grande abraço!

Ludovic disse...

SoBike, SoBike... realmente isto chega a ser emotivo e até pode dar para rir. Após mto ler, chego à conclusão que temos dois super herois nas organizações das provas: o Action-Man (Jormed...pelo relogio), e o Ameaça-man... c/ o action man, sei q n há nada a fazer (a relogio é q é tudo!!), mas qto ao Ameaça-man, sei q é Grande, e já deu provas disso. Penso q sem ele e a sua familia, q tem estado sempre lá, andariamos após troféu do inatel(q sem querer ofender o Carlos, ainda tem de melhorar muitos pormenores), a dar umas voltinhas ao domingo, só para matar o tempo, e a verdade é q sem objectivos pouco se anda, claro q falo por mim, q considero desmotivante qdo n há competição... A sua capacidade organizativa de eventos relacionados c/ 2 rodas é tal q no almoço realizado pelo grupo de cicloturistas, em q o sobike tb participou, fiquei mesmo com o "feeling", q se o homem pegasse naquilo, o grupo tomaria logo outro rumo, q n o q tem actualm/ (q para mim, considero q anda ao sabor das marés)...
Qto à parte desportiva, a q me toca, em termos de "época" penso q melhorei a regularidade c/ o avançar das provas, mas n tou a andar o q queria, e n é por descer a pé ou "a cavalo" os obstáculos, pq até nisso, melhorei (recuperei). Se n ando mais é pq realm/ falta ainda mto trabalho, e tempo. A vida continua, e para melhores ou piores prestaçoes, lá estarei ;)