segunda-feira, dezembro 19, 2005

Gosto pelas Bicicletas

Competição ou Cicloturismo é a forma como se encara a bicileta, tem a haver com a nossa forma de estar, e, isso é o que importa, que se esteja bem com nós mesmos.Quem quizer fazer competição no cicloturismo, pode, quem quizer fazer cicloturismo na competição, pode, á espaço para as duas vertentes e voces que andam de bicicleta sabem do que estou a falar.Da minha parte estou avontade para falar pois fasso cicloturismo +-á 12anos e sempre fiz competicõesinhas, fasso competição +- á 3 e sempre fasso o meu cicloturismosinho,mas uma coisa é certa, o gosto por ela continua a aumentar.Temos é de manter este espirito e ir para a estrada sem preconceitos.O grande problema em tudo isto são as organizações ninguem quer ir para a frente dar a cara organizar, não é facil, não é, á poucos apoios as pessoas não se unem,mas, caramba noutras modalidades funciona.Espero que este blog cresça ainda mais e que sirva para a nossa uniam e divulgação e pelos vistos está.Sei de muita gente que não é membro mas que consulta toudos os dias o blog.Agora não é só falar é preciso pedalar.

7 comentários:

jormed disse...

"Agora não é só falar é preciso pedalar."...
Aqui está a essência de tudo!
E mais não digo!!

Ludovic disse...

Cicloturismo, axo q em S.Miguel, no q se trata de cicloturismo Organizado, penso q tb está a atravessar uma crise, se calhar até pior q a do ciclismo/BTT..."É a minha opinião", claro! Mas isto para vos dizer q estou de regresso a S.Miguel a andar c/ alguma assiduidade aos domingos, e o q vejo é um grupo extremamente partido. Se calhar ainda ninguém atirou a pedra ao charco, ou se atiraram, pouco caso se fez, mas a verdade é esta: Qdo andava regularmente, à uns anos atrás, tinhamos normalmente apenas dois grupos, no máximo. Eram os q iam para a estrada, e os q iam para as "canadas". Tudo certo até aqui... Digamos q a coisa ideal seria combinar préviam/ se se ia para a estrada, ou para o BTT, mas nem toda a gente tem os dois tipos de bicicleta, nem gostam das duas. É uma das verdades, infelizmente. Desta forma justifica-se q o ppl se separe em dois grupos... mas antes tentava-se conciliar a terra e a estrada. Há mtos sitios em q o ppl da terra faz troços de ligação em estrada. Nesta situação teriamos 1 "Bom" grupo de cicloturistas.
Actualm/ o q se vê é um grupo q se calhar nem todos vão ao "fazer o monte" nas portas da cidade, e depois o ppl cruza-se por ai... Tb me podem dizer, "eu quero andar, mas quero ir para onde me apetecer, ao ritmo q quero, qdo quiser". Perfeitamente aceitável, e respeito. É outra forma de cicloturismo, mas já não é um cicloturismo organizado.
... Hoje em dia quem é q se lembra dos passeios q se fazia, c/ grande mistura de gerações no pelotão, desde ppl c/ 12/13 anos até 60/70. Não devem ser mtos, dos q sabem mexer na internet, q se recordam.
Posso-vos contar q era mto divertido fazer aquele tradicional passeio de irmos à Ribª Grande e voltar, na companhia dos "velhotes" q por vezes nos deixam colados. Alguns vêm a falar conosco, e nós mal percebemos o q eles nos dizem(esta é uma homenagem ao cicloturista de S.Miguel mais velhote q conheço - Srº Castro, q já c/ mais de 70, há ainda quem o veja a rodar de tempos a tempos nas rectas dos fenais). Outros sobem, como eu gostaria de subir qdo tiver mais de 50 anos(Srº Roque). Mtos outros podia falar, mas a verdade é q já nem há o expoente máximo do cicloturismo em S.Miguel q era a volta à Ilha. Axo q a volta à Ilha a S.Miguel ser realizada, já era sinal de alguma produção por parte do grupo...
E mais não digo, pq amanhã é dia de trabalho, e tenho de dormir. O Madruga e outros sabe/conhece bem esta realidade.
Boas Pedaladas!!!

Ludovic disse...

Tb há o reverso da moeda.
Cada um tem a sua Bikla! Quem quiser pedalar, pedala, e mainada!!!

jormed disse...

Bem Ludovic. Fiz um commnent no post do Clife "a união faz a força" que ficava bem aqui, nomeadamente sobre a questão da volta à ilha em cicloturismo. Se tiveres pachorra (sei que tens) vai lá!
Até há cerca de 1 ano o pessoal nas portas da cidade saia todo junto e andava sempre junto. Por vezes havia a separação entre BTT e estrada. Mas depois houve ali uma quebra, não sei como.
A verdade é que existem diferenças de andamento muito grandes. Falo por mim. Numa subida não resisto a ir no meu ritmo. Chego ao cimo e espero. NUNCA me importei de esperar por quem quer que fosse. Epá. Estamos todos ali para passear não é?. Mas inevitavelmente há sempre aquele que tenta acompanhar e depois não consegue e a meio do passeio tá estoirado. Criou-se a ideia que existe o grupo dos "campeões" e os "outros". De início era giro lidar com essa situação. O pessoal brincava e coisa e tal. Mas depois acabou por levar à separação dos grupos. Ainda Domingo viste! Alguns recusaram-se a andar no nosso grupo... "anda muito e coiso e tal"!
O pior é que se chega a um ponto em que a diferença de andamentos será ainda mais notória, isto se o grupo dos mais "velhotes" continuar a não se juntar aos mais novos, que sempre puxa por eles. Acho que a separação foi mais da parte "deles".
Isto é tudo muito subjectivo obviamente.

jormed disse...

"O grande problema em tudo isto são as organizações ninguem quer ir para a frente dar a cara organizar..."
Pois é. A esse nível o que está a falhar mesmo é a União Velocipédica. Com a União a trabalhar e pessoas como o Luís Carreiro a organizar isto era tudo mais fácil. Há uns 2 ou 3 anos o José Brandão estva com a pica toda para avançar com aquilo para a frente. Mas depois ele abriu o seu negócio - a Prediaçores - e a chama foi-se...

survivor disse...

Eheheheh...Vejam só o ke deu o Post
com o título ..."Cicloturismo ou Competição- Eis a Questão"...
Libertaram-se as vossas mentes de meninos "rebeldes" e toca a contar as estórias, cada um à sua maneira.
É assim mesmo malta! Cada vez gosto mais deste blog....Abraços!!

jormed disse...

Pois é!
Nós estamos com a pica toda e o mesmo não se passa com os restantes. Quando digo "nós" são aqueles do BIKLAS que se recusam a integrar os Sunday Sleep: eu, Madruga, Rui Dias, Ricardo, Filipe.
Quando falamos em ir para as Sete-Cidades ou Ribeirinha ou algo mais longo, o pessoal "corta-se" todo e diz logo: "isso é para os campeões... não é para a minha idade!"
Não sei... podemos tentar conversar um pouco melhor e evitar este tipo de situações. Afinal os mais velhos é que andam lá há mais tempo e deviamos seguir um pouco o que eles fazem. No fundo sinto-me como um destabilizador dentro do grupo de Domingo.
Mas também não dá para fazer sempre as mesmas clássicas:
- clássica 1 com ida à R. Grande e regresso pelo P. da Pedra
- clássica 2 ida até Água de Pau e voltar.
É praticamente o que eles andam a fazer todos os Domingos.