sábado, janeiro 21, 2006

"cicloturistas" mal educados e perigosos!!!

Há uns dias deparei com um grupo de ciclcoturistas (insolentes), que andavam zigue-zagueando, estrada acima, no sentido da Caldeira (Faial) e, qual não é o meu espanto quando vejo um segundo grupo, uns metros mais à frente, em sentido contrário e em contra-mão. E, por pouco não chocaram contra o meu LandRover.
Perguntei…Então people? Não sabem andar na estrada e em grupo?... Como resposta, riram-se, ignoraram-me e continuaram naquela desenfreada estupidez. E como se não bastasse, atiravam plantas uns aos outros…Enfim! Palavras para quê!?
É por isso, que escrevo este pequeno texto sobre o que entendo por cicloturismo. Quiçá, alguém aprenda o que é ser cicloturista, e comece a ter respeito pelos outros e por si próprios….
O termo Ciclo Turismo refere-se desde pequenos passeios de bicicleta até grandes viagens pelo mundo. É uma actividade que une o desporto (ciclismo) com o lazer e o turismo. Através da bicicleta, o praticante pode ter um contacto maior com a natureza e a cultura dos locais visitados. O viajante de bicicleta causa uma empatia muito grande e é sempre bem recebido por onde passa.
O cicloturismo abrange todos os escalões etários e não exige um condicionamento físico especial, sendo acessível a um grande número de pessoas. Por não ser uma competição, cada um determina o seu próprio ritmo e objectivo.
Utiliza só caminhos que sejam próprios para bicicleta. Se utilizada em trilhos não apropriados, a bicicleta pode causar grande impacto. Nunca saias do trilho. Evita travagens bruscas e derrapagens. Sempre que possível, ao invés de trilhos, dá preferência a estradas de terra.O ambiente envolve não só a natureza mas as pessoas e suas culturas também: respeita-as. Lembra-te sempre que és o visitante e ao passares por alguém diminui a velocidade, cumprimenta e sê amigável. Aproveita a empatia e a proximidade que a bicicleta gera para entrar em contacto com as pessoas do lugar.
A bicicleta é um veículo silencioso. Presta atenção aos sons da natureza. Não perturbes os animais nem recolhas plantas. Carrega sempre o lixo que produzires de volta para casa. E se quiseres, recolhe algum lixo que encontrares pelo caminho.
Os principais riscos do cicloturismo aparecem quando se realiza um percurso de uma dificuldade acima da qual se está preparado em termos físicos ou técnicos. No caso dos iniciados nesta modalidade, o maior perigo é uma queda devido à falta de domínio sobre a bicicleta. Antes de saíres para um passeio maior, deves treinar num local com nível de dificuldade baixo.
Para os mais experientes, o risco está geralmente no excesso de velocidade ou nas manobras arriscadas. Deve sempre andar numa velocidade baixa, qualquer que seja a habilidade ou experiência do praticante.
Outro risco são os acidentes de trânsito. Em estradas de asfalto pedala sempre junto à berma e evita as estradas movimentadas. Nunca pedales em contra-mão!!
È só a minha opinião… Abraços
!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

100% apoiado... concordo! Excelente texto.

Um abraço

Ludovic disse...

Apoiado! O Cicloturismo é simplesmente a melhor forma de conhecer, novas regiões, novas pessoas, e novas culturas. Para tal, tb convém q o "cicloturista" seja qq coisa simpático, ou pelo menos não seja mal educado, nem faça lixo!!! É a melhor forma para se ser bem acolhido!

Abraço!

jormed disse...

Pessoal de bike a andar em contra-mão é muito frequente (pelo menos aqui em São Miguel).
Quem ainda não foi para os lados de Rabo-de-Peixe e Calhetas?? Naquelas terras parece que eles só vêm a BBC, pois andam todos no lado errado da estrada. É um perigo.
Vou muitas vezes treinar para aqueles lados e para passar por eles eu é que tenho de me desviar por vezes... Se lhes digo qualquer coisa olham para mim com aquele ar "desconfiado", do tipo extraterrestre.
Enfim... um pouco de civismo nunca fez mal a ninguém.
Força Survivor!
É mais um de leitura obrigatória!