domingo, janeiro 08, 2006

Vai ser giro… 4 (sóBIKE... direitos reservados lol)


Hoje foi uma manhã diferente.
Os elementos que se recusam a fazer parte dos “Sunday Sleep” entraram mais uma vez em acção (jormed, Ludo, , Rui Soares, Viveiros, Neowex, André Arruda e mais um amigo de V. Franca e… pasmem-se… Zanetti!!!). Tal como prometido lá fomos fazer o reconhecimento do circuito que irá decorrer no cerrado dos bezerros. Dizem que o melhor da festa é esperar por ela.
Pois bem… os ingredientes estão lançados e a organização (Sr. Luís Carreiro) promete apimentar a taça de XC o quanto baste. São apenas 4 meses até lá chegar…
Os circuitos estão todos praticamente definidos. Faltava conhecer o de hoje e fiquei muito satisfeito (julgo que posso falar por todos os que lá estiveram). Todos os circuitos do calendário são equivalentes em termos de dificuldade. Talvez o mais difícil seja mesmo o da Gorrena por causa da “ladeirazita” de 1200m. Todos os outros misturam muito bem as subidas e descidas. O de hoje não defraudou as expectativas, pelo contrário…. Na versão hoje apresentada tem cerca de 1100m de extensão. A subida não é violenta e a descida requer atenção constante pois é feita quase sempre a aos zig-zagues pelo meio das árvores e do piso escorregadio. Os meus sinceros parabéns porque ainda estamos em Janeiro e já está tudo a ser tratado por parte da organização…

Na imagem que apresento neste post está um print-screen de alguns dos dados que é possível obter com o Pulsómetro que uso (Polar S720i). Estão representadas duas das voltas que fiz ao circuito. Uma foi feita com um tempo de 5m44s e outra em 5m33s. Mas vejam as diferenças em termos de pulsação. A volta 4 foi relativamente nas calmas, com uma pulsação média de 175bpm (11,5km/h). Já a volta 5 foi a “abrir” e a pulsação subiu para as 184bpm em média, chegando a uma máximo de 194bpm. A velocidade média foi de 11,8km/h. A altitude acumulada por volta é de 39-40 metros.
As 9 pulsações extra deram para ganhar 11 segundos, mas significa andar muito tempo no vermelho. Nos treinos podemos fazer esta análise e ver como está a evoluir o nosso desempenho. Nas provas podemos analisar segundo a segundo o que aconteceu…
É giro…
Fiquem bem!

4 comentários:

Ludovic disse...

Circuito, mto giro! Não sei se se pode aumentar os kilometros ali dentro de alguma maneira. Se fosse possivel, ainda melhor, para evitar a rapidez das dobragens.
Desde já, mais uma vez, os PARABÉNS à organização, em especial ao Sr Luis q nos deu a conhecer mais um espectacular circuito, com bastante tempo de antecedência.

survivor disse...

Hiiiiiiiiiiiii...Rapidez das dobragens!? Bocês aí, tão a andar
p'a carago!!!
É assim que se faz! Tudo com a devida antecedência. O soBike, não
brinca em serviço...Assim, não há desculpas para faltarem às provas...ehehehe...Abraços!!

jormed disse...

Pronto...
Usei o título para prolongar a brincadeira... lololol
Ya! O ludovic já está a pensar em dobragens lol
Não sei ainda o que se passa com o gráfico. Faço upload mas depois no post não dá para ampliar...

Aumentar o circuito não o torna mais lento NEM aumenta a dureza da prova. Aumenta o tempo por volta mas também se reduz no número de voltas. Além disso faz com que o pessoal se cruze mais vezes o que aumenta o interesse para quem vê e para quem está a competir...

Na zona de subida não é possível alterar muito em relação a ontem. Mas na zona da descida uii... Pode-se explorar tanta coisa!

survivor disse...

Jormed! Tem cuidado!
Olha os direitos de autor...O soBBIKE, já está a reclamar!!!
Vai ser giro...1, 2, 3, 4 ...e?